domingo, 22 de novembro de 2009

Apocalyptica

O universo musical é de infinitas possibilidades,quando poderíamos imaginar que violoncelos se arranjaríam com o rock? Com habilidade, talênto e criatividade o quarteto do Apocalyptica demonstrou isto ser possível com muita propriêdade, qualidade tal que conquistou o seu espaço, afinal, eles são fabulósos.
O Apocalyptica nasceu em Helsinki, capital da Finlândia, mais especificamente na escola de música Sibelius Academy em Helsinki, onde os integrantes se conheceram. Eicca Toppinen, Max Lilja, Antero Manninen e Paavo Lötjönen se reuniram pela primeira vez em 1993, quando criaram um inusitado quarteto de violoncelistas. Influenciados pelo heavy metal e música clássica, eles se entusiasmaram em criar versões das canções do Metallica no violoncelo. Primeiro mostraram para uns amigos próximos, mas logo começaram a fazer pequenos shows acústicos na região, que chamaram cada vez mais a atenção do público.Dividindo o tempo entre a escola de música e os shows, o grupo, no final de 1995, se apresentou em uma importante casa de shows de Helsinki. Era a primeira vez que utilizavam amplificadores. Foi neste show que eles conheceram Kari Hunninen, que se tornou empresário do grupo e logo conseguiu um contrato com a Zen Garden, subsidiária da Mercury Records. Em 1996, saiu o álbum de estréia "Plays Metallica By Four Cellos", só com covers do Metallica. A alegria do grupo só estava começando, no final daquele ano eles realizaram outro sonho ao abrir dois shows do Metallica em Helsink."Plays Metallica By Four Cellos" vendeu cerca de 350 mil cópias no mundo, um número muito bom para um álbum de estréia com covers.



Não demorou muito para Eicca começar a compor para o Apocalyptica e três canções entraram no segundo disco, "Inquisition Symphony", lançado em 1998. O trabalho também contou com covers de músicas do Sepultura, Pantera e Faith No More, além de quatro do Metallica.Em 2000, o grupo acumulava mais de 100 shows em vinte países e começou a se dedicar à produção de um novo trabalho. Durante a gravação, Antero Manninem optou por deixar o Apocalyptica para acompanhar a Helsinki Philarmonic Orquestra. O álbum "Cult" saiu no final de 2000 já com um novo integrante, Perttu Kivilaakso, que havia se apresentado com um grupo uma vez em 1995. "Cult" mostrava o crescimento musical e a busca pelo próprio estilo ao se distanciar dos covers que os projetaram. As composições de Eicca ocuparam mais espaço na seleção das músicas e apenas quatro covers foram incluídos.Dois anos após o lançamento, o grupo perdeu mais um integrante, Max Lilja, que alegou problemas pessoais com Eicca Toppinen. Sem substituições desta vez, o quarteto tornou-se um trio e seguiu com a produção do quarto disco. "Reflections" foi lançado em 2003 apenas com composições de Eicca e Perttu e um som próprio, um estilo que eles chamaram de "cello-rock". Os shows do disco contaram com Antero Manninen, que não voltou ao grupo, mas acompanha as turnês. Ainda em 2003, o grupo lançou o single "Seemann", em parceria com a cantora alemã Nina Hagen. A música é uma regravação do grupo Ramstein.Em 2005 a banda marcou seu retorno aos estúdios com o lançamento do disco auto-intitulado. O material reúne 11 faixas com destaque para a música "Bittersweet", primeiro single do repertório. A música contou com Ville Valo do H.I.M nos vocais. O álbum ainda traz a presença de nomes como Lauri Ylönen do The Rasmus e o baterista Dave Lombardo.
O Apocalyptica nasceu em Helsinki, capital da Finlândia, mais especificamente na escola de música Sibelius Academy em Helsinki, onde os integrantes se conheceram. Eicca Toppinen, Max Lilja, Antero Manninen e Paavo Lötjönen se reuniram pela primeira vez em 1993, quando criaram um inusitado quarteto de violoncelistas. Influenciados pelo heavy metal e música clássica, eles se entusiasmaram em criar versões das canções do Metallica no violoncelo. Primeiro mostraram para uns amigos próximos, mas logo começaram a fazer pequenos shows acústicos na região, que chamaram cada vez mais a atenção do público.Dividindo o tempo entre a escola de música e os shows, o grupo, no final de 1995, se apresentou em uma importante casa de shows de Helsinki.


Era a primeira vez que utilizavam amplificadores. Foi neste show que eles conheceram Kari Hunninen, que se tornou empresário do grupo e logo conseguiu um contrato com a Zen Garden, subsidiária da Mercury Records. Em 1996, saiu o álbum de estréia "Plays Metallica By Four Cellos", só com covers do Metallica. A alegria do grupo só estava começando, no final daquele ano eles realizaram outro sonho ao abrir dois shows do Metallica em Helsink."Plays Metallica By Four Cellos" vendeu cerca de 350 mil cópias no mundo, um número muito bom para um álbum de estréia com covers. Não demorou muito para Eicca começar a compor para o Apocalyptica e três canções entraram no segundo disco, "Inquisition Symphony", lançado em 1998. O trabalho também contou com covers de músicas do Sepultura, Pantera e Faith No More, além de quatro do Metallica.Em 2000, o grupo acumulava mais de 100 shows em vinte países e começou a se dedicar à produção de um novo trabalho. Durante a gravação, Antero Manninem optou por deixar o Apocalyptica para acompanhar a Helsinki Philarmonic Orquestra. O álbum "Cult" saiu no final de 2000 já com um novo integrante, Perttu Kivilaakso, que havia se apresentado com um grupo uma vez em 1995. "Cult" mostrava o crescimento musical e a busca pelo próprio estilo ao se distanciar dos covers que os projetaram. As composições de Eicca ocuparam mais espaço na seleção das músicas e apenas quatro covers foram incluídos.Dois anos após o lançamento, o grupo perdeu mais um integrante, Max Lilja, que alegou problemas pessoais com Eicca Toppinen. Sem substituições desta vez, o quarteto tornou-se um trio e seguiu com a produção do quarto disco. "Reflections" foi lançado em 2003 apenas com composições de Eicca e Perttu e um som próprio, um estilo que eles chamaram de "cello-rock". Os shows do disco contaram com Antero Manninen, que não voltou ao grupo, mas acompanha as turnês. Ainda em 2003, o grupo lançou o single "Seemann", em parceria com a cantora alemã Nina Hagen. A música é uma regravação do grupo Ramstein.Em 2005 a banda marcou seu retorno aos estúdios com o lançamento do disco auto-intitulado. O material reúne 11 faixas com destaque para a música "Bittersweet", primeiro single do repertório. A música contou com Ville Valo do H.I.M nos vocais. O álbum ainda traz a presença de nomes como Lauri Ylönen do The Rasmus e o baterista Dave Lombardo.Confiram a galeria de fotos e os videos, isto se conseguir algum...

Um abraço e até mais...



Apocalyptica - Path vol.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário