terça-feira, 13 de outubro de 2009

☼ Miúcha ♫



Heloísa Maria Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1937), mais conhecida como Miúcha, é uma cantora e compositora brasileira.
Filha do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda com Maria Amélia Cesário Alvim e
irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.
A carreira teve início em 1975 num trabalho realizado com o marido João Gilberto e Stan Getz, gravando uma participação no disco The best of two worlds. Seguiu com o viés jazzístico ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e a filha Bebel Gilberto.
Um momento marcante, quando em 1989 cantou com Braguinha, no especial do Prêmio Shell em homenagem a este compositor.
Posteriormente o espetáculo Yes, nós temos Braguinha, percorreu o país, sob a direção de Ricardo Cravo Albin. Foi consagrada na voz a composição de Vinícius de Moraes Pela luz dos olhos teus, que foi tema de abertura da novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos (Rede Globo).
II-

Nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo aos oito anos de idade, com a família. O pai, Sergio Buarque de Hollanda, era amigo de músicos e gostava de promover saraus e noitadas musicais. Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes eram alguns que apareciam com freqüência. Miúcha começou a tocar violão e cantar com os seis irmãos, influenciada pelo repertório da casa, que passava por Ataulfo Alves, Ismael Silva, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa. Na década de 60 conseguiu uma bolsa para estudar História da Arte em Paris. Durante umas férias viajou com amigos para a Itália e Grécia, e lá começou a cantar e tocar em todos os lugares por onde passavam. Com a experiência, de volta a Paris, passou a se apresentar no bar "La Candelaria", onde se apresentava também a chilena Violeta Parra. Graças a Violeta conheceu João Gilberto, com quem acabou se mudando para Nova York e casando.
Foi em Nova York sua estréia em disco: "The Best of Two Worlds", com João Gilberto e Stan Getz, gravado em 1975. No mesmo ano, excursionou com Getz, e juntos participaram do Festival de Jazz de Newport. Ainda em 1975 fez sua primeira gravação ao lado de Tom Jobim, cantando na faixa "Boto", do LP "Urubu".
Com Tom Jobim gravou dois discos, "Miúcha e Antônio Carlos Jobim" (1977) e "Miúcha e Tom Jobim" (1979), em que lançou alguns dos maiores sucessos de sua carreira: "Maninha" (composta pelo irmão Chico Buarque em homenagem a ela), "Pela Luz dos Olhos Teus" (Vinicius), "Vai Levando" (Chico Buarque/ Caetano Veloso), "Samba do Avião", "Falando de Amor" (ambas de Tom Jobim) e "Dinheiro em Penca" (Tom Jobim/ Cacaso), que serviria de inspiração para o irmão Chico criar a música "Paratodos", título de seu disco em 1993.
Em 1977 participou do famoso show no Canecão ao lado de Vinicius, Toquinho e Tom, que rendeu um disco histórico.
O espetáculo ficou em cartaz no Rio por quase um ano, seguindo depois para outras cidades na América do Sul e Europa. Depois disso Miúcha manteve uma carreira bem-sucedida, gravando discos e excursionando com freqüência pelas Américas, Europa e Japão.
Seu disco mais recente, "Rosa Amarela" (1999), foi lançado primeiro no Japão, e inclui clássicos como "Doce de Coco" (Jacob do Bandolim) e composições recentes, como "Assentamento" (Chico Buarque).
Ser irmã de Chico Buarque e esposa de João Gilberto e ter luz própria no universo musical, só a eloquênte e maravilhosa Miúcha mesmo!
Participe deste cantinho musical, obrigado por tua visita e até mais...


Tom Jobim+Vinicius de Moraes+Toquinho+Miúcha





Tom Vinícius Toquinho e Miúcha - Samba de Avião
Show antológico gravado em 18 de outubro de 1978 em Milão, na Itália, com a dupla Jobim e Vinícius, acompanhada pelo violão de Toquinho e pela voz de Miúcha (que para os que não sabem, é irmã do Chico Buarque).





Tom Vinícius Toquinho e Miúcha - O Que Será (À Flor da Pele)





Tom Vinícius Toquinho e Miúcha - Águas de Março (Waters of March)





Miúcha e João Gilberto em 1968 - Diga





MIÚCHA - 8/18 Lisa Ono 2007 SUNSET BOSSA / Tribute to Antonio Carlos Jobim
- Japão






Miúcha - "Anos Dourados" em Japão '07

Nenhum comentário:

Postar um comentário